04 julho 2017

Saúde Mental: Sobre estar no meio do furacão

Eu preciso falar sobre saúde mental.

A primeira crise de ansiedade que eu tive foi no início de 2010. Eu queria fazer teatro na Unirio e não passei por dois décimos. Eu tava passando por um momento difícil e achava que minha recompensa seria a aprovação. Não foi. 

Eu me senti incapaz, já tinha minha cena da prova prática pronta e eu não iria apresentá-la. Passei vários dias pedindo socorro, mas calada. Na época, eu não sabia que era uma crise. Só me via dentro de uma situação sem saída e que a cada dia que passava, me sufocava mais. Passou. 

2010 foi um dos melhores anos da minha vida.

Depois disso, no final de 2015, enquanto fazia o meu TCC, ela veio de novo. Eu não me sentia bonita, amada, inteligente. Eu tive uma crise de pânico no meio da rua enquanto voltava andando pra casa. Corri por dois quarteirões pra chegar mais rápido e poder chorar. Assim que fechei o portão, eu desabei. 

Eu não conseguia me levantar. Eu tava fraca, o mundo todo girava, eu tinha um enjoo constante mesmo sem me alimentar direito. 

Comecei a fazer terapia. Melhorei.

2016 começou mal, mas terminou incrível. 

Hoje, 4 de julho de 2017, eu sinto que preciso enfiar a mão dentro da minha garganta pra tirar o que me aperta o peito. O choro vem pra ver se me alivia. As minhas mãos tremem, não quero comer, o mundo gira. Eu me sinto sozinha, perdida, sem saber pra onde ir.

Eu sei que vai passar, como das outras vezes. Mas agora, dói.

Não foi fácil escrever tudo isso aqui. Mas me aliviou, e no fundo eu sabia que aliviaria. 

Ansiedade não é frescura.  



(fiz essa foto do Josué Castilho ano passado) 
Share:

2 comentários:

  1. Ansiedade nunca será frescura. A gente precisa de ajuda e reconhecer isto é o primeiro passo pra ter uma mente mais saudável. Um dia após o outro, um momento de cada vez. Vai ficar tudo bem! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Nattany! Um dia após o outro é que tento pensar no meio da crise. Vai ficar tudo bem, eu sei! E obrigada <3

      Excluir