03 fevereiro 2016

As fotografias de Jonas Amador

A gente não se surpreende com coisas à toa. Aos 20 anos, ainda cursando Publicidade e Propaganda, Jonas Amador faz fotos incríveis de mulheres e homens jovens. O primeiro editorial que vi dele foi com a Thais Belém, e a moça, que é naturalmente linda, nas fotos trouxe um mix de mulher bela, jovem e sexy, por isso me chamou atenção e me instigou a ir ver do trabalho do rapaz.  


Sempre que falo de trabalhos artísticos feitos em Belém me sinto muito orgulhosa e esperançosa. Vejo que, apesar da dificuldade, tem muita gente lutando pra movimentar a cidade. O mais legal é quando vejo algo que não parece ser em Belém, feito em Belém, entendem?


Não é que eu não goste do regional, mas como o próprio Jonas falou "já fazem muito disso por aqui". Acho inclusive muito bonito e que permite várias possibilidades, como brincar com estampas, cenários e cores (como exemplo tem essa coleção de roupas da Layse Almada). Quando vemos as fotos do Jonas, percebemos rapidamente uma influência norte americana. Eu achei que viriam de séries, mas ele afirmou não conseguir acompanhar nenhuma e que essa influência vem do cotidiano mesmo, já que tem muito contato com a cultura.


A maioria dos fotografados são mulheres, e isso acontece, segundo ele, por falta de modelos masculinos já que os rapazes geralmente são muito tímidos (por que isso, jovens?). Além da mulherada topar facilmente fazer as fotos, pro Jonas também é mais fácil trabalhar e direcionar as minas na hora de fotografar. "As mulheres estão sempre dispostas e elas têm uma desenvoltura melhor. A beleza feminina é algo que merece destaque". 


Em cada editorial é também perceptível uma linha a ser seguida. Ele diz que primeiro pensa na ideia e no conceito das fotos. "Em seguida os looks que vou precisar, depois penso na locação e por último no modelo. Sempre procuro contar uma história nos meus ensaios. Cada roupa tem algo pra contar. Meus modelos são personagens. Antes de começar a clicar, vou atrás de referências, ângulos e algumas coisas surgem na hora também", e eu acredito muito que esse é um dos diferenciais no Jonas, sempre buscar aprender mais e ter novas experiências. 

Já percebemos que o que ele curte mesmo é fotografia de moda, né? E faz isso muito bem. Porém, tem uma coisa que ele me falou que mais destacou pra mim. "Uma vez uma amiga me disse 'tu tens o dom de tornar as pessoas bonitas nas fotos. É algo que só tu sabes fazer. Sempre que tô com baixa autoestima, fico revendo as fotos que fizemos juntos e tudo fica bem'. É muito bom ter esse retorno e saber que não tô apenas fazendo meu trabalho, como também faço outras pessoas felizes", nada mais gratificante que a felicidade pessoal e estar ok com a autoestima, né? 

Essas foram só algumas fotos de editoriais diferentes que o moço fez. Convido vocês a verem os outros editoriais no site jonasamador.com e a curtir a página dele no facebook. Com certeza ele é inspirador!



Share:

0 comentários:

Postar um comentário