22 fevereiro 2014

Mistérios de Colares

Em 1970, o município de Colares, aqui no Pará, foi sede de um dos casos de natureza ufológica mais importantes do Brasil. Militares passaram alguns meses no município investigando os relatos de queimaduras causadas por luzes estranhas saídas do céu. Ovnis foram fotografados e filmados sobrevoando a cidade.  Agora, já pensaram essa história toda em uma mini coleção de moda? Pois a Amanda Monteiro, graduada em Design de Produtos pela Uepa (Universidade do Estado do Pará) não só pensou, como fez da coleção Mistérios de Colares, o seu TCC.


A ideia de fazer essa coleção foi porque, além do tema ser de relevância mundial e que pôde ser aplicado no Pará, a Amanda, desde criança, é fascinada por histórias de extraterrestres.
 
 
Pra fazer a coleção, a designer foi até Colares e, de acordo com ela, o município trabalha a figura do extraterrestre aliada ao imaginário amazônico.
 
 
O processo de criação foi baseado em metodologias da criação de moda. "Como sou designer de produtos, era necessário que eu seguisse alguma delas e acho muito importante para quem não tem tanta experiência elaborar coleções assim. Fiz pesquisa de mercado, de tecidos, imagens relacionadas ao tema e parti para a elaboração do croquis", falou.  
 
 
A pesquisa se baseou muito aos relatos encontrados na mídia sobre o chupa-chupa (nome dado aos acontecimentos) e sobre a Operação Prato (nome dado à operação dos militares que investigaram os fatos). A partir dessas informações e dos desenhos dos relatórios, a estamparia foi criada.


A Amanda escolheu tecidos transparentes porque ela relaciona com a insegurança que ele traz e que pode ser associada ao medo das pessoas em relação aos extraterrestres no município.

 
Esse ano, Amanda se mudou pra São Paulo e tá fazendo mestrado em Têxtil e Moda na USP. A intenção é continuar trabalhando com temáticas relacionadas ao imaginário amazônico.


Eu achei a ideia super legal, assisti um documentário há uns anos atrás falando sobre o caso e, realmente, é impressionante. Adorei a coleção, principalmente por ter sido realizada pra concluir um curso, gosto dessas coisas diferentes e que sei que não foi feita de qualquer jeito. As roupas contam história né? 

E vocês, o que acharam? Já conhecia a história do chupa-chupa ou da Operação Prato? E as peças, eu não fui a única a me apaixonar por essa calça de ETs né? Contem-me!
 
Share:

Um comentário:

  1. não sabia que ja haviam trabalhado em cima desse tema aqui no Pará, meu TCC será sobre isso também! rs

    ResponderExcluir