18 junho 2013

Belém Livre

Eu sei que vou fugir dos assuntos do blog. Mas não posso fugir de mim mesma.

Eu quero falar sobre ontem. Você que tá  pensando: "ah não, mais uma, não aguento mais", não precisa ler, mas eu queria poder ler ou ouvir o que cada uma daquelas pessoas que estavam ali tem pra falar. 


Eu tava com medo de ir, admito. Medo de quem deveria nos guardar. Ouvi ontem cedo: "se a polícia de fora agiu daquele jeito, imagine a daqui, que são uns brutamontes?!", e o pior de tudo? concordei e tive ainda mais medo. Mas fui. Fomos. E mesmo chegando cedo, já havia uma quantidade de gente no Mercado de São Braz, aqui em Belém, que me impressionou. Jovens, de corpo e alma, insatisfeitos com o que o Brasil tem nos dado, pintando a cara com as cores da nossa bandeira e escrevendo diversas frases em cartazes em busca de um país melhor.

Então fomos caminhar juntos. E, mesmo fechando uma das principais vias da cidade, meu medo foi logo embora. Fiquei impressionada: os encarregados de manter a nossa segurança, aqueles brutamontes, nos guardavam. Há tempos não me sentia tão segura assim.

E o orgulho já começou por aí. E de repente, tava todo mundo cantando o Hino Nacional, juntos, e quem não estava na rua, tava na janela, cantando junto, aplaudindo quem estava ali gritando, cantando, lutando. Alguém mais, que não foi ontem, ouviu mais de 10 mil pessoas gritando: "eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor" fora de um estádio de futebol? Nós ouvimos. Mais de 10 mil pessoas!

Sem vandalismo. Mais de 10 mil pessoas sem depredar uma lixeira sequer. Caminhando lado a lado com a PM, cada um fazendo a sua parte. 

E alguém já viu mais de 10 mil pessoas pararem o barulho ao passar no hospital? Nós vimos. E olha que nem deixar de buzinar perto do hospital, as pessoas, no dia-a-dia, deixam. Nós paramos o barulho. Mais de 10 mil caminhando sem barulho.

Aplaudindo a mulher grávida que nos esperava com uma bandeira branca, nos desejando paz. E tivemos!

Foi de arrepiar. Foi bonito pra caramba. Orgulho de Belém, orgulho do Brasil. Parabéns a Polícia Militar do Pará!  Parabéns às mais de 10 mil pessoas que estavam ali, seja por qual for o motivo! Tô muito orgulhosa, muito feliz. Vamos pra rua!

 

 Desculpe o transtorno, estamos mudando o país.
Share:

6 comentários:

  1. Fiquei emocionado, de verdade. O Brasil tá cada mais injusto com a gente e, não resta outra solução que não ir pra rua e colocar pra fora a indignação que embrulha o estômago. Eu não fui por vários motivos. Quero ir em alguma, gritar minha indignação, também. Que bom que correu tudo bem, que bom que foi uma manifestação pacífica, que bom que ainda há esperança.

    ResponderExcluir
  2. Também fiquei emocionada e muito orgulhosa, estarei na próxima com certeza... quero fazer parte disso.
    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Carla! Tem que ir mesmo, só assim as coisas funcionam!

      <3

      Excluir
  3. Coisa linda de se ver. Aqui em Dublin também aconteceu, e foi demais participar!

    ResponderExcluir