25 janeiro 2013

Um dia na aula de teatro.

Hoje resolvi fazer algo diferente (decidi ficar na minha casa, na minha piscina, tomando meus bons drink... Ê). Bom, como vocês já devem saber, eu faço teatro há alguns anos e, esse ano, eu me formo no curso técnico de formação em ator, pela Escola de Teatro e Dança da UFPA. Na verdade, já era pra eu estar formada, mas vocês devem lembrar da greve de quase 4 meses das universidades federais no ano passado né? Pois então rs. 

Eu tô na reta final do curso (mimimi) e estamos montando um espetáculo com máscaras, que estreia em março (vão lá hein!). Aproveitei um dia dessa semana pra tirar umas fotos e fazer um post sobre como é mais ou menos uma aula de teatro, já que muita gente me pergunta. Bem, as fotos não ficaram muito boas, perdoem-me, não sei (ainda) fotografar. Mas vou postar o que consegui mais ou menos das fotos e falar um pouco de como é o processo pra vocês.


 Como vocês podem perceber, tá todo mundo de preto rs. Bem, desde criança eu aprendi que o uniforme pra aulas de teatro é roupa preta, no começa eu achava que era porque a gente rolava no chão e aí a sujeira não ficava tão aparente (hehe), mas na verdade é porque o preto traz neutralidade, o que é essencial pro trabalho no teatro, principalmente quando vamos trabalhar com máscaras.

No começo das aulas práticas ou ensaios, nós alongamos o corpo porque, acreditem ou não, fazemos muito exercício físico. No meu curso temos algumas matérias que trabalham a respiração, a voz e o corpo, então tentamos trazer alguns exercícios que aprendemos nessas matérias pra nosso aquecimento e alongamento. Dependendo do professor, diretor ou do tempo, o aquecimento e alongamento é individual ou em grupo. 

Em seguida: ao trabalho. Nesse trabalho em específico, estamos experimentando algumas coisas, temos caixas de papelão como indutores e trabalhamos os vários tipos de máscaras (que se eu fosse falar de cada, teria que ser posts e mais posts rs). Bem, vamos as fotos:

 


Infelizmente não foram muitas fotos que consegui aproveitar, mas acho que com essas já é possível ter uma ideia da loucura que é rs. 

Bem, ao final da aula nós conversamos sobre como foi o dia e como está indo o processo. O professor/diretor abre pros alunos/elenco falar e todos dividimos opiniões e ideias.

E pra terminar, a foto que tiramos há umas semanas da turma:

Pra quem estiver interessado, o curso técnico é gratuito, mas agora só ano que vem porque já acabaram as inscrições. Pra ingressar no curso técnico de formação em ator (que também tem dança, figurino e cenografia) é preciso fazer duas provas, sendo uma escrita e outra prática. 
Pra quem quer começar sem fazer prova, só pra ter ideia de como é, existe o GTU (Grupo de Teatro Universitário) que é aberto pro público, qualquer pessoa pode entrar e também não paga nada.
Ou para os mais novinhos, existe a turma infantil de teatro e a turma do infanto-juvenil, mas aí uma taxa é paga na matrícula, não sei informar pra vocês quanto é, na minha época era R$ 180,00 por semestre.

A Escola de Teatro e Dança fica na Dom Romualdo de Seixas esquina com a Jerônimo Pimentel. Pra quem quiser saber mais o telefone é: 3212-5050.

E então? Gostaram do post? Devo continuar fazendo posts assim? Alguém aí tinha curiosidade pra saber como é? Contem-me!
Beijos.


Share:

6 comentários:

  1. Adoreeeei as fotos! Sempre tive curiosidade por cursos de teatro e atuação, já teve na minha faculdade, mas perdi a inscrição e sou muito tímida tambem :~~

    beijoos
    http://rostodeneve.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entrei no teatro por dois fatores: curiosidade e timidez. Me ajudou bastante, a gente esquece a timidez muitas vezes no teatro rs.
      Mas normalmente eu sou super tímida :(

      beijos

      Excluir
  2. Adorei! Muito bom ter nosso teatro e nossa escola divulgados aqui, tem muita gente que quer mas não sabe aonde procurar. To amando teu blog!! bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaa! Obrigada Krishna! <3
      Fico muito feliz com isso vindo de ti!
      Obrigada mesmo!

      Beijo!

      Excluir