07 junho 2012

Clarice Lispector

Eu sempre vejo no twitter e facebook frases da Clarice, trechos de livros e tudo mais, mas você sabe realmente quem foi Clarice Lispector?
                                         
Clarice nasceu na Ucrânia mas se naturalizou brasileira. Veio para o Brasil, com apenas 2 meses de idade, em 1922 junto com sua família devido a perseguição contra os judeus em seu país. Clarice cresceu em Recife, onde aprendeu a ler e a escrever. Perdeu sua mãe aos 9 anos de idade e muitos de seus textos eram escritos com pensamentos à ela. Mudou para o Rio de Janeiro aos 15 anos de idade e começou a estudar o curso de Direito. Mas não se adaptando muito bem ao curso, encontrou a literatura. Com apenas 19 anos de idade, Clarice publicou seu primeiro conto que você pode conferir aqui, chamado O Triunfo. Após a morte de seu pai, Clarice de afastou da religião judaica e passou a trabalhar na Agência Nacional. No ano de sua formatura, Clarice casou-se com seu colega de turma Maury Gurgel Valente, no qual tiveram dois filhos juntos. Clarice morou na Inglaterra, Itália, Suiça e Estados Unidos, mas sempre sentiu muita falta do Brasil. Em 1948 nasceu seu primeiro filho, Pedro, anos mais tarde foi diagnosticado com esquizofrênico. Em 1953, nasceu Paulo, seu segundo filho. Em 1959 se separou de Maury e voltou para o Brasil, trazendo seus dois filhos. Em 1966, Clarice dormiu com um cigarro aceso, o que destruiu seu quarto e foi hospitalizada entre a vida e a morte por 3 dias, teve sua mão direita quase amputada devido ao frimentos. Pouco tempo depois de publicar seu livro A Hora da Estrela, Clarice foi hospitalizada com câncer inoperável no ovário o que até então era desconhecido por ela. Faleceu no dia 9 de dezembro de 1977 (um dia antes de seu aniversário). Até a manhã de sua morte, Clarice ainda falava frases para sua amiga, Olga Borelli.

Dando agora minha opinião particular sobre Clarice, ela é minha escritora preferida, li três livros dela A Bela e a Fera, Via Crúcis do Corpo e A Descoberta do Mundo ( o dois primeiros de contos e o último de crônicas que ela escrevia todo sábado para o Jornal do Brasil. ) Vale a pena conferir a obra, os contos, as frases, crônicas e tudo mais que Clarice Lispector escrevia. E só uma curiosidade: ela morou aqui em Belém por 8 meses hehe.

E você? Já conhecia a história da escritora? Já leu um conto, livro ou crônica? Contem-me!
Beijos, Valéria.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário