15 maio 2012

Nossos roedores preferidos


Quem nunca sonhou em ter um bichinho desses, fofinhos, gordinhos e dentucinhos em casa né? Eu mesma já tive 3 (sem contar com os milhões de filhotes que minha fêmea teve mas, essa é uma longa história). Eles são mesmo um amor, mas é preciso ter muito cuidado e paciência para tê-los em casa e vou falar um pouco sobre isso.
Primeiro, vamos começar com as espécies, são 5 espécies que podemos criar como animais de estimação:

 Hamster Sírio ou Hamster Dourado
 Hamster Anão Russo Campbells
 Hamster Anão Russo Branco Invernal
Hamster Chinês
 Hamster Roborovski
Para tê-los em casa é necessária uma gaiola, existe vários tipo de gaiolas e são fáceis de encontrar, estão disponíveis em pet shop. A gaiola mais comum é com base de plástico e a parte superior de arame rígido. Deve ser equipada com rodas, escadas e túneis para eles se exercitarem. Lembre-se sempre de fechar a gaiola depois da limpeza ou depois de tirar o hamster para brincar, qualquer escapadinha desse bichinho pode trazer prejuízo com seus móveis (experiência própria). É preferível usar lasca de madeiras não oleosas para forrar a gaiola.
No pet shop vende uma ração pronta para os hamsters, baseadas em semente de girassol, amendoim, bolinhos para roedores e outras coisinhas que essas coisas fofas adoram! Não esqueçam de sempre colocar água, eles desidratam muito rápido.
Tenham cuidado ao querer segurar o hamster de vocês, alguns deles não se sentem seguros rapidamente para isso. É preciso ter paciência e ir com calma. Se seu hamster é nervosinho, procure conquistar a confiança dele, comece lhe dando um pouco de comida com sua mão, depois faça carinho com ele na gaiola, tente deixa-lo cheirar sua mão (cuidado para não ter cheiro de comida, a visão do hamster é fraca então ele se baseia pelo olfato, se sua mão tiver com cheiro de maça, por exemplo, ele vai morder acreditando ser uma maçã rs). Quando seu hamster perceber que não há nada a temer, tente tirá-lo da gaiola usando as duas mãos, cuidado para não apertar, ele pode se assustar e morder você. Então tenha calma e vá adquirindo o hábito de segurá-lo aos poucos.

Ai, já me deu saudade dos meus bichinhos <3
E vocês? Já tiveram algum? Querem ter? Comentem!
Beijos, Valéria.
Share:

Um comentário:

  1. ôoo :~ acabei de lembrar de quando eu tinha um hamster, morro de saudades. Acho que ele era um hamster roborovski e não sabia disso haha

    muito legal o post, val!

    ResponderExcluir